segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Pirâmide alimentar


A orientação sobre como deve ser uma alimentação saudável e equilibrada, que envolve quantidade e tipos de alimentos muitas vezes se torna difícil e impraticável para a maioria das pessoas.
Por causa disso, estudos, principalmente norte-americanos, foram desenvolvidos para encontrar a melhor maneira de informar a população sobre como deve ser composta a sua alimentação.
clique em "mais informações" para ver o resto da postagem!


  As principais metas da pirâmide alimentar são obter o consumo variado de alimentos, ingestão menor de gorduras saturadas e colesterol, maior consumo de frutas, verduras, legumes e grãos além, da ingestão moderada de açúcar, sal e bebidas alcoólicas. A prática de exercícios físicos é recomendada visando a perda ou manutenção do peso adequado como também, a prevenção de doenças entre elas, as cardiovasculares, diabete, hipertensão e osteoporose. A adoção da pirâmide alimentar se propõe a mostrar de forma clara e objetiva como alcançar as necessidades de calorias e nutrientes da população utilizando seus alimentos habituais, tornando-a, assim, prática e flexível.

  Entretanto, a recomendação de nutrientes pode variar entre as populações e, por isso, houve a necessidade de ela ser adaptada para a população brasileira visando, principalmente, atingir as recomendações dos macronutrientes que são 50 a 60% do valor de calorias totais ingeridas em um dia (VCT) de carboidratos, 10 a 15% do VCT de proteínas e 20 a 30% do VCT em gorduras.

Para que esses valores fossem alcançados, os alimentos foram divididos em 8 grupos e, cada grupo, em porções de alimentos, sendo distribuídos em 4 níveis na pirâmide alimentar.

Pirâmide Alimentar  guia para uma alimentação saud

Grupo dos Açúcares:
1 a 2 porções
1 porção equivale a 110 Kcal

Grupos de carne bovina, suína, peixe, frango e ovos
1 a 2 porções
1 porção equivale a 190 Kcal

Grupo das Hortaliças
4 a 5 porções
1 porção equivale a 15 Kcal

Grupo do Leite e Produtos Lácteos
3 porções
1 porção equivale a 120 Kcal

Grupo de Óleos e Gorduras
1 a 2 porções
1 porção equivale a 73 Kcal

Grupo dos Pães, Cereais, Raízes e Tubérculos
5 a 9 porções
1 porção equivale a 150 Kcal

Nenhum comentário:

Postar um comentário